Entenda como garantir o engajamento dos colaboradores através de iniciativas de bem-estar

Você sabia que o engajamento dos colaboradores é um pilar fundamental para o sucesso de qualquer organização? Isto é, quando os membros da equipe estão comprometidos e satisfeitos, o ambiente de trabalho se torna mais produtivo e saudável. 

Nesse contexto, as iniciativas de bem-estar surgem como aliadas estratégicas, promovendo não apenas a saúde física e mental, mas também fortalecendo o vínculo entre os colaboradores e a empresa.

O que é engajamento dos colaboradores?

O engajamento dos colaboradores vai além da execução das tarefas atribuídas. Ou seja, refere-se ao nível de dedicação, entusiasmo e comprometimento que os funcionários têm em relação às metas e valores da empresa. Colaboradores engajados estão mais propensos a ir além do esperado, contribuindo proativamente e permanecendo na organização por mais tempo.

De acordo com o Índice de Qualidade de Vida no Trabalho (Sodexo), apenas 54% dos funcionários brasileiros estão satisfeitos com seus empregos. Nesse contexto, os profissionais que apresentaram as maiores médias foram executivos de altos cargos, como diretores, empresários e gestores. Para os colaboradores com até o ensino médio completo, a insatisfação é maior.

Diversas empresas estão investindo em programas de bem-estar para mudar a percepção que o colaborador tem sobre o ambiente de trabalho. Além de melhorar a qualidade de vida dos funcionários, essas iniciativas contribuem para aumentar o engajamento

Engajamento dos colaboradores: as iniciativas de bem-estar são aliadas?

Ao investir no bem-estar físico e mental dos funcionários, as empresas demonstram uma preocupação genuína com o seu capital humano. Assim como a GoGood, programas abrangentes que abordam aspectos como atividade física, saúde mental, nutrição e equilíbrio entre trabalho e vida pessoal têm o potencial de criar um ambiente de trabalho mais positivo e motivador.

Ao abordar o bem-estar e qualidade de vida no trabalho, é natural pensar que essas iniciativas beneficiam apenas os trabalhadores. Entretanto, as organizações também têm muito a ganhar.

Segundo um levantamento da Sodexo, as iniciativas de saúde proporcionam ganhos significativos para as empresas. Os dados levantados foram: 

  • Melhoria do clima organizacional em 91%;
  • Aumento da atração de talentos em 76%;
  • 70% a mais de rentabilidade para o negócio;
  • Aumento da produtividade em 86%.

Para chegar nesses resultados, o investimento em iniciativas de saúde foi fundamental. A seguir, mostraremos como essas ações podem ajudar a engajar colaboradores. 

Engajamento dos colaboradores: quais são as iniciativas de bem-estar mais comuns nas empresas?

Benefícios de bem-estar

Cada vez mais populares entre as empresas, esses benefícios são uma ótima iniciativa para materializar essa cultura de bem-estar, impactando direta e positivamente os colaboradores. 

A GoGood, por exemplo, é um benefício de bem-estar que engloba o acesso à academias, diversas modalidades, psicoterapia, telemedicina, saúde financeira e muito mais. Ou seja, a organização acaba por otimizar os custos, promovendo saúde física, mental e emocional através de uma única iniciativa.

Palestras

As palestras são uma ferramenta valiosa para promover o engajamento dos colaboradores através de informações sobre bem-estar. Isto é, as empresas convidam palestrantes que abordam temas como saúde mental, equilíbrio entre trabalho e vida pessoal, técnicas de relaxamento e dicas para manter um estilo de vida saudável. Essas sessões proporcionam oportunidades para os funcionários aprenderem, interagirem e se sentirem conectados com o tema.

Rodas de conversa

As rodas de conversa proporcionam um espaço para os colaboradores compartilharem experiências, desafios e estratégias para melhorar o bem-estar. Essa iniciativa promove a construção de relacionamentos mais profundos entre os membros da equipe, cria um ambiente de apoio e fortalece a cultura organizacional.

Times esportivos

Muito popular entre as parceiras GoGood, a formação de times esportivos dentro da empresa é uma prática comum para promover a atividade física e o espírito de equipe. Partidas de esportes como futebol, corrida, vôlei e outros são organizados, incentivando a prática de exercícios e fortalecendo os laços interpessoais entre os colaboradores. Essas atividades não apenas contribuem para a saúde física, mas também promovem a cooperação e conexão entre as pessoas.

Grupos de treino

Oferecer grupos de treino é uma maneira prática de incentivar a atividade física entre os colaboradores. Seja em academias, sessões de ioga ou grupos de corrida, a oferta de oportunidades de treinamento contribui para a saúde física e mental. Esses grupos não apenas proporcionam uma opção conveniente para os colaboradores se exercitarem, mas também criam um senso de responsabilidade mútua e apoio.

Trilhas de bem-estar

A implementação de trilhas de bem-estar é uma estratégia que envolve uma série de atividades e desafios relacionados à saúde e ao bem-estar. Essas trilhas podem abranger metas de exercícios, práticas de meditação, metas nutricionais e outros objetivos relacionados ao bem-estar. Participar de trilhas de desafios, por exemplo, cria um senso de propósito e conquista, incentivando os colaboradores a adotarem comportamentos saudáveis de maneira lúdica e interativa.

Essas iniciativas são exemplos práticos de como as empresas buscam engajar seus colaboradores, promovendo não apenas a saúde física, mas também o bem-estar geral e a construção de uma cultura organizacional centrada nas necessidades e aspirações individuais de seus membros.

Como aumentar o engajamento dos colaboradores a partir de iniciativas de bem-estar

As iniciativas de bem-estar desempenham um papel crucial, fornecendo às empresas uma abordagem holística para cuidar do seu ativo mais valioso: as pessoas. A seguir, confira ações para engajar os colaboradores a partir do bem-estar:

Invista em uma cultura de bem-estar

De acordo com o International Stress Management Association (ISMA-BR), o Brasil ocupou o segundo lugar nos casos de Burnout no ranking mundial em 2021, ficando atrás apenas do Japão. A organização também apontou que 30% dos trabalhadores brasileiros sofrem com essa condição, caracterizada por provocar cansaço mental e físico.

A partir desses dados, concluímos que a saúde mental dos colaboradores é negligenciada, proporcionando um ambiente negativo e dificultando o bem-estar dos colaboradores.

Dessa forma, é importante apostar em programas capazes de contribuir para a cultura de bem-estar. Seria contraditório manter incentivos a prática de atividade física e psicoterapia, e contar com uma cultura organizacional conivente com o assédio moral e comportamentos workaholic, por exemplo.

Ou seja, além de oferecer benefícios, é necessário criar um ambiente de trabalho onde o bem-estar físico, emocional, mental e social dos colaboradores seja valorizado e apoiado ativamente.

Promova a valorização do colaborador 

Como vimos anteriormente, um profissional que não se sente valorizado perde a motivação e reduz o seu nível de engajamento. Ou seja, é papel da empresa promover esse sentimento de valor e pertencimento. 

Para isso, algumas ações podem ser aplicadas, como promover a troca de feedbacks construtivos e positivos, promover atividades que aproximem lideranças e colaboradores, e avaliar o perfil dos colaboradores em decisões que podem impactar suas vidas, como mudanças em benefícios ou políticas internas. 

Além disso, o investimento em benefícios de bem-estar indica a valorização financeira, uma vez que esses benefícios proporcionam uma maior percepção de salário entre os colaboradores. 

Isto é, se o colaborador tem a oportunidade de pagar menos em academias e psicoterapia, por exemplo, sobra mais dinheiro para outras necessidades. Assim, a maior percepção de salário torna vantajosa a permanência naquela empresa, reduzindo o turnover.

Estimule o cuidado com a saúde física e mental

Incentivar práticas saudáveis é essencial para o bem-estar dos colaboradores. Nesse sentido, é importante contar com uma liderança capaz de falar abertamente sobre terapia e atividades físicas. Isto é, contribuindo para a construção de uma cultura que valoriza o equilíbrio mental e, consequentemente, melhora o engajamento e a satisfação no trabalho. Além de reduzir o sedentarismo e promover níveis mais elevados de energia e produtividade entre os membros da equipe.

Outro ponto importante para estimular os cuidados com a saúde física e mental é a flexibilidade na rotina de trabalho. Permitir horários flexíveis e outras formas de adaptação à rotina contribui para a promoção de um equilíbrio saudável entre vida profissional e pessoal. Essa flexibilidade não apenas aumenta a satisfação e a motivação dos funcionários, mas também cria um ambiente de trabalho mais inclusivo e adaptável às diversas demandas da vida moderna.

Com a GoGood, a sua empresa promove qualidade de vida e engajamento. A partir da contratação do pacote de benefícios, as organizações garantem aos seus colaboradores acesso a:

  • Milhares de academias;
  • Centenas de modalidades – como musculação, pilates, artes marciais, natação e mais;
  • Psicólogos;
  • Nutricionistas;
  • Telemedicina;
  • Educadores físicos;
  • E diversas especialidades médicas.
CTA-Conheca-melhor-todos-os-beneficios-da-GoGood.webp

Facilite o equilíbrio de vida

Equilíbrio entre trabalho e vida pessoal é essencial para o bem-estar e qualidade de vida. Por exemplo, oferecer flexibilidade e incentivar cuidados com a saúde são maneiras de garantir que os colaboradores possam buscar equilíbrio. 

Isso não apenas ajuda na redução do estresse, mas também promove uma cultura organizacional que valoriza a vida fora do ambiente de trabalho.

Incentivar práticas saudáveis estabelece uma cultura que reconhece e valoriza a importância da vida fora do contexto profissional. Ao criar um ambiente que apoia ativamente o equilíbrio entre trabalho e vida pessoal, a empresa melhora a saúde mental e física dos colaboradores, e fortalece a retenção de talentos e o comprometimento com os objetivos organizacionais. 

Além disso, essa abordagem reforça o employer branding a partir do desenvolvimento integral de seus colaboradores, promovendo uma cultura organizacional que transcende o escritório e se estende para as diversas áreas. Dessa forma, a organização não apenas investe no presente bem-estar dos colaboradores, mas também no futuro sustentável e produtivo de sua equipe.

Ao implementar essas ações, as empresas têm a oportunidade não apenas de melhorar o bem-estar dos colaboradores, mas também de impulsionar o engajamento, a produtividade e a satisfação no trabalho. 

Avalie o perfil dos colaboradores

Para estimular o engajamento dos funcionários, é necessário considerar suas diferentes necessidades e aspirações. Iniciativas de bem-estar bem-sucedidas começam por entender o perfil dos colaboradores. 

Isto é, a implementação de um programa de bem-estar que leva em consideração as preferências, interesses e necessidades específicas da equipe é mais valorizada e bem sucedida, rendendo muito mais engajamento. Por exemplo, se uma análise do perfil dos colaboradores revela um interesse predominante em atividades físicas, um programa que inclua incentivos para a prática de exercícios físicos ou auxílio academia pode ser mais eficaz.

Além disso, compreender as diferentes demandas de uma força de trabalho diversificada é essencial para garantir que o programa de bem-estar abranja áreas que vão além do físico, incluindo aspectos como saúde mental, equilíbrio entre trabalho e vida pessoal, e desenvolvimento profissional. Portanto, ao alinhar um programa de bem-estar às características dos colaboradores, as chances de engajamento e adesão aumentam consideravelmente.

Em resumo, é importante personalizar as iniciativas para atender às necessidades específicas da equipe. Por isso, indicamos o investimento em um programa de bem-estar completo, que além de promover o acesso à atividade física, ofereça telemedicina, psicoterapia e nutricionistas, por exemplo. 

Além disso, feedbacks, pesquisas de clima organizacional e a promoção de uma comunicação aberta são ferramentas poderosas para identificar o perfil e avaliar a satisfação dos colaboradores.

Invista em um benefício de bem-estar

Ao oferecer um benefício que promove o bem-estar físico e mental dos colaboradores, a organização promove a atração e retenção de talentos, e contribui para a criação de um ambiente de trabalho positivo. Além disso, colaboradores que se sentem bem cuidados e apoiados em suas necessidades físicas e emocionais são naturalmente mais motivados e engajados.

Outro ponto importante é a contribuição holística para a saúde física e mental dos funcionários, oferecendo apoio através da psicoterapia, incentivo à prática de atividades físicas, entre outros.

O investimento em bem-estar também contribui para um clima organizacional mais positivo. Funcionários saudáveis e felizes têm maior propensão a colaborar, se comunicar efetivamente e contribuir para um ambiente de trabalho cooperativo.

Em resumo, ao investir em benefícios de bem-estar, as empresas não apenas cuidam da saúde e felicidade de seus colaboradores, mas também fortalecem os laços entre a organização e sua equipe, resultando em maior engajamento e um ambiente de trabalho mais produtivo e saudável.

Por que a GoGood é o melhor benefício de bem-estar?

Através de um único plano da GoGood, o colaborador tem acesso a milhares de academias e centenas de modalidades, além de telemedicina ilimitada e gratuita com ótima vantagem financeira. Além disso, os colaboradores têm acesso à psicoterapia, nutricionistas e mais de 20 especialidades médicas. Isto é, somos o melhor benefício de bem-estar pois oferecemos uma plataforma completa.

Esse modelo de benefício é a forma mais democrática e acessível de promover iniciativas de bem-estar, pois contempla as pessoas onde quer que elas estejam, com a flexibilidade que a vida moderna exige.

Com a GoGood – o programa de benefícios de bem-estar mais completo do mercado, todas as vantagens vão além: há o fortalecimento da cultura organizacional, aumento de produtividade, bem-estar dos colaboradores e, claro, maior engajamento.

Clique para avaliar o post
Média: 0
Rolar para cima