Como os benefícios aumentam a retenção de talentos

Tempo estimado de leitura: 5 minutos

As empresas enfrentam, atualmente, muitos desafios. Talvez o maior deles consista na atração e na retenção de talentos. Em um mercado competitivo e com necessidade de mão de obra qualificada, manter os colaboradores motivados torna-se fundamental. Para isso, investir em benefícios e diferenciais que contribuem para retenção de talentos deve ser uma preocupação das áreas de desenvolvimento humano das organizações.

Manter colaboradores motivados nas empresas é um processo contínuo, que leva em consideração as necessidades do público interno e sua relação com a empresa.

Mas de que forma os benefícios podem impactar no dia a dia dos colaboradores? Neste post abordaremos este tema!

O desafio da atração e retenção de talentos para as empresas

O mercado está repleto de profissionais em busca de uma oportunidade de trabalho. No entanto, nem todos possuem a qualificação e experiência necessárias para ocupar os cargos disponíveis. Pessoas que aliam expertise e comprometimento se destacam e são considerados talentos.

Começa aí o desafio das empresas, já que todas procuram os melhores profissionais para compor sua equipe.

Oferecer benefícios diferenciados ajuda a atrair profissionais igualmente diferenciados, que buscam na empresa um lugar que proporciona um desenvolvimento que permeia aspectos de carreira e bem-estar. Muitos benefícios que antes eram considerados vantajosos hoje são vistos como básicos. Já outros podem não ter o mesmo peso, se não forem associados a iniciativas ampliadas em prol do colaborador. Começa aí outra missão da empresa: manter os bons profissionais em seu quadro, oferecendo-os incentivos continuamente.

Retenção de talentos e a criação de aliados para sua empresa

Qual profissional não deseja desfrutar de  um ambiente agradável e promissor? Quando isso acontece, aumentam as chances de seu colaborador propagar uma boa imagem da sua empresa no mercado – e consequentemente, atrair novos talentos para ela. 

Uma pesquisa realizada pelo Great Place To Work em 2018, onde foram entrevistados 1288 profissionais, 39% afirmaram que decidem por permanecer em uma empresa devido à remuneração, benefícios e flexibilidade de horário oferecidos por ela.

 Outro número que chama a atenção na pesquisa consiste no percentual de profissionais que desejam permanecer nas empresas: 50% dos entrevistados afirmou que pretende manter-se na organização em que trabalha por, no mínimo, cinco anos. 

Esses profissionais afirmam que têm os seus valores alinhados aos da empresa e estão satisfeitos com o trabalho que desenvolvem e benefícios que possuem. Mais um demonstrativo de como benefícios oferecidos contribui para a retenção de talentos nas organizações.

Como (e quais) benefícios podem contribuir para a retenção de talentos

Assim, como já citado anteriormente, muitos benefícios que antes eram considerados grandes diferenciais, hoje já são vistos como básicos por muitos profissionais.

Os vales refeição e alimentação podem ser um exemplo. Apesar de serem disponibilizados por grande parte das organizações, sua empresa pode se diferenciar quando opta por oferecer um valor acima do aplicado pelas organizações do mesmo porte/segmento. 

Por isso, é essencial estar atento aos reajustes periódicos, para que o valor aplicado pela empresa não esteja defasado. Estar atento à aceitação do vale nos estabelecimentos (quantidade de redes credenciadas) é outro ponto, que fará com que esse benefício se destaque entre os oferecidos por sua organização.

A flexibilidade de horário é um aspecto muito valorizado pelos colaboradores, e que pode trazer mais motivação aos profissionais.

Dessa forma, pode-se adequar os horários conforme a rotina e produtividade de cada um. Um benefício intangível, mas que se destaca como um dos mais valorizados pelos profissionais e que contribui para a retenção de talentos.

Outro exemplo que pode ser agregado ao pacote de benefícios oferecido pelas empresas é o incentivo financeiro voltado à educação. Um profissional que recebe apoio para investir em cursos, capacitações e treinamentos voltados à sua profissão, além de se manter atualizado, também segue motivado e sente-se valorizado pela organização.

Outras iniciativas para retenção de talentos

Além das listadas acima, existem outras iniciativas que podem ser trabalhadas pelas empresas. Dos mais simples aos mais elaborados, os benefícios são grandes aliados para atrair, reter e motivar diariamente os talentos de sua empresa.

Para que os benefícios oferecidos não fiquem defasados ou percam o sentido, é essencial que a área de desenvolvimento humano organizacional esteja atenta aos anseios dos colaboradores. A comunicação direta com as equipes é fundamental para alinhar expectativas e adequar as iniciativas às reais necessidades dos colaboradores. 

Afinal, os benefícios pelas empresas só farão sentido e contribuirão para a retenção de talentos, se eles forem ao encontro do que o mercado oferece e do que os profissionais precisam, tanto para sua vida (e de sua família) quanto para sua carreira.

Além de benefícios, tema abordado neste post, para mais informações sobre retenção de talentos veja os nossos textos sobre cultura e clima organizacional, felicidade no trabalho, gamification, como melhorar o clima organizacional.

Você vai se interessar também por esses textos:

Clique para avaliar o post
Média: 0
Rolar para cima