Como melhorar o clima organizacional e aumentar a motivação

A qualidade de vida tem forte impacto no clima organizacional de uma empresa. Quanto maior for o índice de satisfação do colaborador com o seu local de trabalho, maior será sua motivação e produtividade.

Uma pesquisa realizada pela Catho, site de anúncios de vagas e currículos on-line, revelou que 64% dos entrevistados querem melhorar a qualidade de vida. As empresas já notaram essa motivação profissional e estão investindo em ações para melhorar a rotina do colaborador. A começar pelo clima organizacional, que deve ser estimulado.

A grande questão é: como evitar que o rápido crescimento da empresa não cause impactos negativos na rotina dos colaboradores? Neste artigo, vamos mostrar como melhorar o clima organizacional e aumentar a motivação da sua equipe.

 

O impacto do clima organizacional em sua empresa

O clima organizacional é uma percepção tida pelo colaborador, então é algo subjetivo. Isso quer dizer que a empresa pode ter grupos de colaboradores que estão insatisfeitos e grupos que estão satisfeitos. O que influencia essa percepção são os valores que importam para cada colaborador.

Por exemplo, uma empresa que não investe em qualidade de vida para seus colaboradores pode não ser bem vista pelos profissionais que valorizam esse aspecto, ou que já tiveram essa experiência em outras empresas.

Por outro lado, o colaborador que não está preocupado com a qualidade de vida, e nunca trabalhou em empresas que valorizam esse conceito, não sentirá falta de ações que proporcionem esse benefício.

Porém, em um ambiente onde as pessoas estão sempre conversando, trocando informações e compartilhado opiniões, um colaborador insatisfeito, ou um grupo, pode facilmente influenciar quem está satisfeito.

O clima organizacional pode ser afetado quando o foco da empresa é crescer ou quando está em ritmo de crescimento acelerado. A preocupação se concentra em como atender os clientes, cumprir com os prazos, satisfazer a demanda do mercado, corresponder às expectativas dos investidores, entre outros aspectos.

Com isso, a qualidade de vida do colaborador e a percepção que ele tem sobre a empresa acabam perdendo prioridade. A consequência disso será:

  • Colaboradores insatisfeitos;
  • Perda de talentos;
  • Queda na produtividade;
  • Rotatividade de profissionais e aumento de gastos de contratação e treinamento;
  • Baixa motivação e falta de engajamento;
  • Desperdício de materiais;
  • Queda na frequência e aumento de atrasos;
  • Aumento no pedidos de licença médica por problemas de saúde;
  • Diminuição da criatividade;
  • Falta de compromisso.

O clima organizacional é, também, um reflexo das atitudes dos CEOs, gestores e diretores da empresa. Os colaboradores não se sentirão motivados em cuidar de um projeto que não é cuidado por seus líderes.

O primeiro passo para resgatar ou promover melhorias no clima organizacional da empresa é dar o exemplo. Além disso, algumas ações podem contribuir com a mudança.

4 maneiras de melhorar o clima organizacional e aumentar a motivação na empresa

1. Propiciar equilíbrio entre vida profissional e pessoal

Todo colaborador tem uma vida fora do trabalho. Gostos pessoais, relacionamentos e atividades que gosta de fazer em seus momentos de folga. Esses aspectos devem ser valorizados, pois quando o colaborador não se dedica à sua individualidade, pode haver um conflito. E quem está nessa situação pode perder produtividade.

A empresa deve ter políticas voltadas para a valorização do profissional como pessoa. Permitir que ele se ausente por algum momento para resolver pendências familiares ou financeiras. Autorizar folgas ou férias junto com o recesso escolar e outras iniciativas que mostrem ao colaborador que ele pode ter uma vida equilibrada, em harmonia com o trabalho.

2. Comunicação organizacional

A comunicação é o pilar de toda relação de trabalho. A empresa deve se preocupar em saber a opinião dos colaboradores, por meio de pesquisas, ferramentas de avaliação, entre outros. Além disso, pode desenvolver ações que promovam a interação, a troca de conhecimento, feedbacks entre colaboradores e gestores.

3. Reconhecimento

O reconhecimento do trabalho do colaborador é fundamental para mostrar que ele está no caminho certo e que a empresa o valoriza como profissional. A valorização pode ser representada por meio de promoções, aumento de salário, premiações, destaques na empresa ou comunicados, de forma que todos tenham conhecimento.

Ao mostrar que a empresa está preocupada em valorizar os seus talentos, os colaboradores se sentirão motivados a desenvolver sempre um melhor trabalho.

4. Dê o exemplo

As atitudes que a empresa valoriza em um profissional devem ser mostradas de cima para baixo. Ou seja, os gestores, diretores, coordenadores e supervisores devem ser o espelho da boa conduta. As atitudes desses profissionais vão motivar os colaboradores a agirem da mesma forma.

O clima organizacional precisa ser estimulado, desenvolvido e valorizado a todo momento, principalmente quando a empresa está passando por um crescimento rápido. São essas atitudes que impactarão na imagem que será passada no futuro do negócio. A GoGood desenvolveu soluções que podem ajudar a sua empresa nesse processo, veja porque você deve investir em bem-estar para aumentar a motivação dos seus colaboradores.

 

Clique para avaliar o post
Média: 0
Rolar para cima